5 Tendências de Marketing e Vendas B2B para 2017

2017 já começou e com ele chegam novos desafios e oportunidades para as empresas. Saiba que tendências vão impulsionar o marketing e as vendas B2B este ano.

 

2016 foi um ano marcado por mudanças profundas na forma como as empresas se relacionam com os clientes. A adesão crescente a ferramentas tecnológicas de elevado potencial por parte das empresas está a provocar cada vez mais mudanças, não só a nível da abordagem do mercado, mas também do próprio modelo de negócio. Que impacto vão ter as novas tendências nas estratégias traçadas pelos profissionais de marketing e vendas? Confira as respostas na lista abaixo:

 

Marketing de Conteúdo

Conteúdo é rei. A criação de conteúdos de excelência é crucial para atrair pessoas que se interessam pelo seu negócio. Em negócios baseados em vendas B2B, é muito importante disponibilizar materiais e recursos pertinentes como e-books, case studies e webinars, mas também conteúdos personalizados (artigos de blog, infografias, vídeos, etc), alinhados com o perfil dos seus seguidores. O objetivo é agregar valor ao público-alvo para que confiem na sua empresa e daí extrair benefícios, como vender mais facilmente produtos ou serviços. Esta é uma ferramenta valiosa de geração de leads e qualificação de contactos, que deve ser trabalhada de forma integrada entre o departamento de marketing e o de vendas.

Em suma, as empresas devem criar conteúdos úteis e apelativos, no sentido de solidificar o seu posicionamento no mercado e demonstrar que são entidades preocupadas com os interesses do seu público-alvo.

 

Automação de Marketing

A produção de conteúdos ocupa grande parte do tempo dos profissionais de marketing, obrigando a que as empresas criem mecanismos para automatizar processos de marketing digital. A automação de marketing é uma ferramenta muito valiosa de geração de leads e nutrição de prospects. As funções desta plataforma incluem a programação de e-mails, segmentação de contactos, automação de publicações nas redes sociais, gestão de conteúdos e acompanhamento do ciclo de vida de clientes do funil de marketing.

Com o marketing a ganhar cada vez mais relevância na obtenção de resultados, os gestores de marketing devem definir uma estratégia de automação sólida capaz de ajudar as vendas através do envolvimento de prospects, qualificação de leads e redução do ciclo de vendas geral. Dessa forma, os responsáveis de marketing conseguem alocar mais tempo a atividades de relacionamento. O planeamento de estratégias de fidelização de negócios B2B é um exemplo.

 

Big Data e Análise Preditiva de Dados

A análise de dados tornou-se uma prática comum entre os profissionais de marketing e a tendência para 2017 é crescer ainda mais. Com a crescente acumulação de dados é necessário adotar uma solução de alto desempenho capaz de tratar toda a informação. Essa solução designa-se big data analytics – uma ferramenta muito mais poderosa que o analytics tradicional, capaz de organizar e segmentar grandes quantidades de informações guardadas na base de dados dos negócios B2B.

Com o uso destas técnicas, os dados passarão a ser trabalhados de forma muito mais robusta, com vista a planear estratégias, identificar públicos-alvo e falar com estes. A recolha de informação não estruturada de várias plataformas potenciará o planeamento de estratégias de publicidade e criação de conteúdos mais eficientes e segmentados. Os dados provenientes da web poderão determinar o que resulta ou não. Testes A/B, por exemplo, podem indicar que tipo de página web tem maior taxa de conversão.

Ferramentas de Business Inteligence, web analytics, machine learning, inteligência artificial, entre outras, auxiliarão a tomada de decisão e estruturação de um plano de marketing muito mais integrado. A realização destes testes terá ainda maior relevância, devido à capacidade de cruzar informações provenientes de vários departamentos de uma empresa, como o financeiro, RH, compras, entre outros. Assim, haverá maior rentabilização de recursos, maximizando-se também os resultados.

 

Inteligência Artificial

O que era uma novidade em 2016 deverá ser uma certeza em 2017. As redes sociais e apps de chat online estão cada vez mais dotadas de inteligência artificial, com a presença de bots, para satisfazer a exigência dos utilizadores, que não querem esperar por respostas. Os bots são sistemas que simulam ações humanas, como assistentes virtuais. O objetivo é facilitar a experiência do utilizador na busca de informações. Esta tecnologia está a revolucionar o apoio ao cliente concedido pelas empresas, já que dão informações sobre serviços e produtos, de forma direta e instantânea. No website Botlist pode ver todos os bots disponíveis.

 

“Mobile First”

Estima-se que mais de dois mil milhões de clientes em todo o mundo compraram um smartphone em 2016. Recentemente, o mobile ultrapassou pela primeira vez o desktop em número de utilizadores e isso fez com que muitas empresas focassem atenções no novo comportamento do consumidor.

O aumento contínuo de dispositivos móveis representa uma oportunidade para as empresas conectarem-se com os seus clientes e prospects. Tendo isso em conta, é muito importante que as estratégias de marketing e vendas estejam focadas no perfil dos internautas, que cada vez mais acedem à internet através de dispositivos móveis. Por este motivo, é fundamental investir em design responsive, fontes com tipologia maior e websites com menor tempo de carregamento, otimizando a experiência e a satisfação dos internautas.

 

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