7 Estratégias para uma boa comunicação interna na sua empresa

O que uma empresa apresenta para o exterior deve estar em linha com o que a própria faz dentro de portas, visto que os colaboradores representam o negócio, contribuindo para valorizar a sua credibilidade.

A comunicação interna baseia-se assim na transmissão e partilha de informação importante e estratégica dentro de um ambiente corporativo, com o objetivo de manter os funcionários alinhados com o discurso oficial da empresa.

Mas qual a importância da comunicação interna para uma organização?

  • Melhora o ambiente organizacional
  • Aumenta a produtividade e reduz a taxa de rotatividade
  • Facilita a integração de novos funcionários
  • Diminui os efeitos de uma crise

Existem estratégias simples que podem melhorar bastante a troca de informações dentro da empresa:

Facilite o feedback: Abra canais, como por recolha interna de opinião, para receber as ideias e críticas dos funcionários. Esta ferramenta funciona em empresas de qualquer tamanho e gera um resultado eficaz.

Utilize ferramentas digitais: As ferramentas mais usadas são: email, vídeos, murais, reuniões, intranets, convenções, e TVs corporativas. A empresa não necessita de utilizar todos estes meios, mas é importante variar entre os meios tradicionais, os eventos presenciais e os canais digitais.

Acompanhe e otimize os indicadores do setor: Para atingir resultados esperados e ter o seu valor provado é necessário mostrar o progresso em métricas. A informação recolhida servirá de base para perceber o que resultou e o que precisa de ser reavaliado.

Conheça os seus colaboradores: Uma boa comunicação interna requer que todos da instituição se conheçam bem, estejam à vontade uns com os outros e tenham noção do seu papel e obrigações dentro da organização.

Mantenha a transparência: Faça com que os colaboradores sejam os primeiros a conhecer todas as mudanças na empresa que impactem o seu trabalho. Seja transparente e esclarecer o máximo de dúvidas possível.

Elimine a burocracia na troca de informações: Torne os processos mais simples e rápidos para ajudar a aumentar a agilidade no dia-a-dia. Um exemplo é a eliminação de barreiras físicas, com a inclusão de uma área de lazer conjunta ou com a utilização de um software de comunicação interna.

Crie iniciativas e eventos: Pode-o fazer através de festas temáticas, almoços de grupo, happy hours, ou com comemorações por metas batidas.

A boa comunicação e o bom desempenho caminham juntos. Durante muitos anos a comunicação era focalizada no mercado, apresentando-se como uma estratégia apenas comercial, com o objetivo de estimular as vendas. Presentemente, o objetivo da Comunicação Interna é muito mais vasto e tem interferência direta em variados aspetos da empresa, bem como da vida dos colaboradores.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Notícias Recentes