A importância da Literacia financeira nas empresas

A literacia financeira integra o nosso quotidiano e exerce um papel fundamental não só para uma economia mais saudável, mas também para uma sociedade mais informada no que diz respeito ao impacto das suas decisões financeiras.

Quando é tomado uma decisão financeira, como um financiamento e performance da organização, esta é potenciada pelo conhecimento das diversas ferramentas disponíveis, o que torna a alfabetização financeira dos empresários e gestores essencial para o sucesso de uma empresa. E esta alfabetização é necessária ser medida, pois as crises financeiras existem por todo o mundo.

Se observarmos os dados da OCDE, Portugal encontra-se num honroso 7.º lugar no ranking de literacia financeira, acima da média dos 26 países que participam no Internacional Network On Financial Education. Não obstante, esta temática ainda representa um grande desafio para o nosso tecido empresarial, sobretudo, num contexto de crise económica como consequência da pandemia.

Sendo este tema absolutamente relevante para o universo das Pequenas e Médias Empresas (PMEs), torna-se indispensável criar uma rede de suporte aos empresários, grande parte deles isolados e desorientados, providenciando mentoria e formação de acordo com os apoios disponíveis, mas também apostar num acompanhamento na reedificação das suas estratégias de negócio.

O empreendedorismo, por seu lado, tem conquistado progressivamente o seu espaço no ambiente empresarial português, desempenhando atualmente um papel fulcral na dinâmica empresarial nacional, principalmente no setor tecnológico, sendo considerado um motor do desenvolvimento económico.

A própria literacia financeira no empreendedorismo é extremamente importante principalmente no objetivo de adaptar a estratégia da empresa ao comportamento dos consumidores, conseguindo assim prever variações nos fluxos de caixa. O crescimento da literacia financeira é um dos propósitos das políticas públicas pois possibilita o aumento do bem-estar das pessoas.

Seja nos investimentos, no crédito ou no consumo, todos nós somos constantemente confrontados com formas de despender o dinheiro. Talvez por essa razão a própria educação financeira tem ganho cada vez mais destaque, apresentando-se como essencial para uma sociedade desenvolvida. Apostando neste educação e por consequência no desenvolvimento da literacia financeira, está-se aos poucos, a contribuir para uma relação mais saudável, equilibrada e rentável com o dinheiro.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Notícias Recentes