App’s: O negócio na palma da mão

Estamos em 2018, mais propriamente no segundo trimestre do ano. É uma boa altura para se fazer um balanço do negócio comparativamente com a concorrência e pensar no que pode ser feito para marcar a diferença.

Estamos na era das novas tecnologias e a verdade é que quem não apanhou este “comboio” vai ficar esquecido. Quem insiste em resistir a esta evolução, dificilmente conseguirá subsistir. É impensável que uma empresa não tenha um site, uma página no Facebook ou um perfil no LinkedIn. Então, nos dias de hoje, o que poderá destacar a sua empresa das semelhantes?

Cremos que a diferença está “na palma da mão”. Falamos das “app’s”, ou aplicações de software móveis, que, com um simples toque no ecrã do nosso smartphone, nos permitem gerir agendas, ver a previsão do tempo e o estado do trânsito, traçar percursos alternativos, jogar os nossos jogos preferidos, reservar viagens e estadias online, etc.

Atualmente, não deve existir um único gerente/director de empresa que não tenha um smartphone. O mesmo se diga dos colaboradores que com ele trabalham. Todos comunicam instantaneamente por Whatsapp, acedem ao e-mail onde quer que estejam, conferenciam sem necessidade de se deslocarem fisicamente.

No mundo são milhões os que têm acesso aos “telefones espertos” e usam-nos para organizarem tudo o que diz respeito à sua vida pessoal e profissional, através das famosas app’s. Isto sem necessitar de abrir uma página web para pesquisar o que se pretende ou colocar um link. As possibilidades são infinitas e, por isto mesmo, estima-se que no final deste ano sejam mais de 4,4 mil milhões o número de pessoas a usufruir deste verdadeiro mundo na palma da mão.

É todo um mercado à espera de ser conquistado e são cada vez mais as empresas que apostam numa app própria para alavancar o negócio e divulgar a sua marca.

Para correr bem, é importante definir com clareza o objectivo da app e partilhar essa visão com uma boa empresa que se dedique a este tipo de programação.

Estamos muito perto de chegar a um cenário em que a empresa que não tenha uma app arrisca-se a perder terreno para a concorrência que ofereça esta possibilidade. Pensemos como um potencial cliente e nas vantagens de ter o que necessita à distância de um toque, sem perdas de tempo em pesquisas. Qual seria a escolha óbvia?

Com uma app, o cliente terá acesso imediato a novas campanhas, ofertas, eventos, produtos, etc. A facilidade de partilha de informação, sugestões de melhoria de serviços e mesmo reclamações, irá contribuir para uma maior proximidade no relacionamento com o cliente, resultando num aumento da confiança e fidelizando-o.

Estas vantagens são transversais à organização interna de qualquer negócio, quer do lado da gestão quer do lado dos funcionários. Tomar decisões, emitir comunicados gerais/individuais, responder a e-mails, consultar documentação, aceder a informações sobre clientes e responder a questões por eles colocadas, poderá ser concretizado sem qualquer esforço, independentemente do local onde se encontrem.

Quais os resultados? Maior eficiência, garantia de qualidade crescente na prestação do serviço e aumento de produtividade.

Mas, atenção, é necessário um investimento, não apenas na criação de uma app “user friendly”, mas também na sua manutenção. Uma aplicação com constantes erros e difícil de usar só vai contribuir para a insatisfação do cliente, que rapidamente procurará alternativas, prejudicando a imagem da empresa.

 

Rosa Teixeira

Controller – Buildness Group

 

Links:

https://appsportugal.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aplicativo_m%C3%B3vel

http://www.marketingtecnologico.com/Artigo/o-que-sao-apps

http://blog.atma-it.com/2016/12/18/mobile-para-b2b-o-seu-negocio-esta-realmente-adaptado-2/

https://pt.yeeply.com/blog/as-vantagens-dum-aplicativo-movel-para-o-seu-negocio/

http://www.totalcross.com

http://www.themarketingcentre.com/is-a-mobile-app-right-for-my-b2b-business/

http://info.localytics.com

 

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