A transformação digital não é uma novidade, e a digitalização das pequenas e médias empresas tem passado não só pela mudança de suportes e ferramentas, mas também pela transformação do próprio modelo de negócio abrangendo todos os departamentos de uma empresa.
A transição digital representa uma oportunidade para as PMEs se tornarem mais competitivas no mercado, mais eficientes na análise de dados e mais inteligentes na forma como se relacionam com o cliente.
As PMEs permanecem como espinha dorsal da economia europeia, pois continuam a criar emprego, bem como valor acrescentado. Mas isto já não chega, e é necessária uma atenção na inovação e transformação digital para conseguir manter a sua competitividade global, e as pequenas e médias empresas que não se moverem com rapidez suficiente, tendem a desaparecer do mercado. Em grande parte destas empresas, a transformação digital pode ser conseguida com a substituição de tarefas manuais repetitivas por processos automatizados digitalmente.
Mas quais as vantagens da transição para a tecnologia digital?
Reduzir o tempo de execução de diferentes processos– Substituindo o envio manual de diversas tarefas por um processo digital, faz com que os recursos humanos fiquem libertos para outras tarefas mais operacionais e lucrativas.
Tempo de resposta mais rápido / Melhorar a experiência do cliente– Documentos financeiros arquivados eletronicamente podem ser localizados e recuperados mais facilmente.
Redução no uso de papel– A substituição do papel pelo processo digital faz com que haja armazenamento e menor risco de perda de documentos físicos.
Aumentar a produtividade dos colaboradores– Tendo menos tarefas repetitivas e complicadas para executar, o grau de satisfação e motivação no trabalho irá aumentar.
Diminuição de erros– Ao passar tudo para digital, minimiza drasticamente os erros comparativamente ao processamento manual.
Qualquer empresa facilmente consegue encontrar à sua volta ferramentas que ajudem na sua própria transição digital como softwares para automatização de marketing e soluções para contabilidade e softwares na Cloud, soluções colaborativas como o CRM, tornando o processo mais eficiente, economizando tempo, reduzindo custos ou oferecendo novas possibilidades para melhorar a competitividade.
Como pôr em prática esta transformação nas PMEs?
- Alinhar a estratégia de transformação digital com o objetivo de negócio
- Investir nas tecnologias certas
- Promover a mudança de comportamento de gestores e colaboradores
- Transformar os dados em ações
- Reavaliar continuamente a sua estratégia digital
- Deixar claro os motivos e a importância da transformação digital para a empresa
O mais importante de as empresas perceberem é que a transformação digital é um processo que nunca tem fim. Todos os dias são lançadas novas tecnologias. Por isso é fundamental adaptar sempre que necessário a estratégia da PME a novas possibilidades, reavaliando os processos internos.
Futuro?
O futuro da transformação digital encontra-se nas mãos dos líderes de negócio, de quem tem o poder de decisão e, principalmente, dos visionários capazes de perceber que a transformação digital é uma condição essencial para a sobrevivência dos seus negócios.
Assim o momento de começar a planear e adotar a tecnologia digital para transformar os seus processos de negócios é agora. Não amanhã ou na próxima semana. As empresas que adiam o início desse processo correm o risco de ficar para trás.