Um projeto de transformação digital implica uma reestruturação de infraestruturas, processos, competências e cultura. Saiba como construir uma empresa digital de sucesso.
O mundo dos negócios vive uma profunda transformação, surgindo novas tendências e desafios no seio das empresas. Segundo os especialistas, a aposta em tecnologia e no digital pode ser a solução para aumentar a competitividade e garantir a sustentabilidade num mundo cada vez mais globalizado.
A grande questão que se impõe é: como fazer essa transformação, numa empresa, sem afetar o workflow normal das operações? Na realidade, não há uma resposta única. As estratégias devem-se adaptar a cada empresa, não existindo um modelo padrão que possa ser executado em todas as empresas de forma uniforme.
De acordo com um relatório elaborado pelo Centro Global para a Transformação Digital dos Negócios (DBT Center, Global Center for Digital Business Transformation), nos próximos cinco anos, a transformação digital fará desaparecer do mercado cerca de 40% das atuais empresas em cada um dos 12 setores analisados. Ou seja 4 em cada 10 empresas não vão sobreviver. Apesar destes factos, o estudo Digital Vortex: How Digital Desruptin is Redifining industries aponta que muitos gestores continuam reticentes em relação a esta realidade, não reconhecendo a necessidade de reinventar os seus negócios.
“57% das empresas esperam um aumento médio da sua receita com o digital até 10%”, segundo um relatório divulgado pela PWC Portugal
Barreiras a ultrapassar
Grande parte dos empresários/gestores carece de competências digitais, não dispondo de orçamento suficiente para alocar a esta área. Apesar destas dificuldades, pode começar por adotar pequenas mudanças, com elevado potencial de mudança.
- A primeira mudança deve ocorrer na cultura e nos processos internos.
Segundo a PWC, a decisão de levar a cabo uma transformação digital na empresa deve ser encarada com liderança, compromisso e visão por parte de um gestor. Para que se possa adotar uma cultura digital, todos os colaboradores devem estar alinhados com esse objetivo, na forma como pensam, executam as tarefas e colaboram entre si.
- Investimento na formação das pessoas, dando-lhes competências digitais.
A melhoria das competências dos colaboradores é imprescindível para a transformação digital. A formação online (eLearning) pode ser uma boa solução para disseminar conhecimento e novos processos junto dos colaboradores.
- A necessidade de transformação digital deve atravessar toda a empresa, e deve surgir do topo.
A avaliação da capacidade de transformação de uma organização deve ser feita com o envolvimento da direção de topo, envolvendo líderes de várias equipas e áreas da empresa, que podem fazer o levantamento dos processos e identificar as necessidades de melhoria.
- Melhoria do serviço ao cliente.
O desejo de servir melhor os clientes, e disponibilizar uma oferta de maior valor, em produtos ou serviços pode gerar resultados muito positivos a curto prazo para a organização.
- Avaliar a concorrência no mercado.
Deve utilizar as TI para reduzir os custos enquanto melhora o valor e benefícios da sua oferta. Para tal, deve mensurar os riscos e avaliar a possibilidade de investimento em soluções informáticas e analíticas para antecipar alguns dos efeitos nestas mudanças.
Fontes: Whitepaper PT Empresas “Transformação Digital”; PWC Portugal