Como melhorar a performance em vendas de uma empresa?

Perante um cenário cada vez mais competitivo, as empresas lutam por um melhor desempenho da equipa de vendas. Uma equipa de alta performance em vendas é aquela que consegue tirar melhor proveito dos recursos para vender mais, gerar economia e aumentar os lucros.

Mas não adianta apenas vender, pois o desafio vai muito para além disso. Este está em proporcionar uma experiência direcionada ao cliente, com o propósito de o próprio optar pela sua marca, perante as várias opções que o mercado oferece.

Existem vários fatores que, quando combinados e bem aplicados, podem resultar numa melhoria significativa nos resultados de vendas de uma empresa. Espírito de equipa, alinhamento com a cultura da empresa antes mesmo da contratação e uma aprendizagem constante são alguns dos princípios que determinam o sucesso.

Para conseguir melhorar o desempenho da equipa de vendas, melhorando resultados, existem diferentes maneiras de se destacar:

Estabelecer metas objetivas e reais: Definir metas é um passo importante na melhoria do desempenho da equipa de vendas. É necessário o hábito de fazer um planeamento semanal, mensal e anual. As metas devem ser desafiadoras, atingíveis e reais, bem como claras e objetivas.

Paciência e persuasão: A persuasão é uma ferramenta de crescimento de vendas, que requer um planeamento de perguntas diretas e ações estratégicas. Quando um cliente é abordado, a probabilidade de já ter sido contactado por outra empresa é grande. Um fator importante é conseguir entusiasmar o cliente com consciência que o processo da venda pode ser longo, dependendo do tipo de produto que está a oferecer.

Acreditar no produto: Se o vendedor tiver confiança no produto que vende e acreditar nele, os argumentos para convencer o cliente vão ter mais força, pois são sustentados com conhecimento e transmitidos com credibilidade.

Oferecer mais do que o esperado: Estratégias como overdelivering, que consiste em surpreender o cliente ao entregar mais que a expectativa, são mais-valias que o consumidor dá valor. O objetivo é criar encantamento, e assim, fidelizar.

Atualizar-se: Capacite-se de conhecimentos que sirvam para desenvolver habilidades e aprimorar competências que já possua. É importante dominar não só as técnicas de vendas, mas principalmente perceber o produto e o cliente, investindo em cursos de formação, workshops, palestras, etc.

Apostar no marketing online: Aproveitar as redes socais através de ações de marketing, ou da otimização de sites para motores de pesquisa, nunca foi tão importante para o aumento de vendas da empresa. Estas plataformas não exigem custos elevados e têm a vantagem de conseguirem chegar a um grande número de pessoas.

Prospeção de leads: O crescimento das vendas de uma empresa passa muito por boas práticas na prospeção. Quantos mais clientes forem abordados, maior a probabilidade de fecho de negócios, mas mais importante que a quantidade é a qualidade das próprias leads. Aqui é importante o conhecimento do vendedor sobre as mesmas.

Diminuir a tarefas administrativas: Muitos processos burocráticos ainda são realizados manualmente. Mas hoje em dia, existem sistemas de automação que já substituem grande parte deste trabalho manual. Automatizando tarefas repetitivas, a organização dispensa os vendedores de atividades operacionais que não precisam da inteligência humana para serem desenvolvidas.

E depois da venda?: O atendimento depois da venda é essencial para manter os clientes, bem como para aumentar a base de contatos. Assim, o vendedor precisa de analisar os resultados da venda, perceber a satisfação do cliente, e com isto se necessário, ajudar em qualquer dúvida pendente.

As vendas são a meta constante na vida de uma empresa, uma vez que é com base nestas que as organizações sobrevivem e tomam decisões. As vendas determinam assim o sucesso de um negócio.

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