Vivemos tempos de pandemia, o rigor na gestão é indispensável. As telecomunicações da sua empresa têm em potencial dois eixos de otimização, diminuir o custo ou aumentar a eficiência.
Se por um lado o custo das Telecomunicações tem reduzido de ano para ano, por outro, os operadores de Telecomunicações providenciam soluções que vão muito para além das tradicionais soluções Telco. Soluções de ICT e IOT agregam um vastíssimo portefólio de produtos e serviços disponibilizados. Soluções estas que, caso a caso, em função das necessidades específicas de cada negócio, podem representar criação de valor com significativos ganhos de eficiência e até substituição de serviços obsoletos de custo mais elevado.
Neste contexto partilhamos 6 dicas que poderão contribuir para reduzir os custos das Telecomunicações da sua empresa:
1. Esclareça com detalhe o que está a ser debitado na sua fatura de telecomunicações. Pode ter subscrito serviços no passado que não necessite no presente. Se tem débitos que desconhece, pergunte ao seu gestor.
2. Reúna periodicamente com o seu Gestor de Conta. A sua análise do tema deve ser coadjuvada por um especialista que lhe permite o esclarecimento de dúvidas, apoio na prestação dos serviços e partilha de conhecimentos sobre a evolução da realidade do setor.
3. Selecione bem o Gestor da sua confiança. Um bom Gestor de Conta deve reunir duas características basilares para o servir bem:
a) Ser competente e dominar todo o espectro de soluções Telco, ICT e IOT do operador que representa;
b) Estar genuinamente interessado em ouvir as necessidades da sua empresa e apresentar soluções de valor acrescentado na melhor relação qualidade preço possível.
4. Na dúvida peça uma segunda opinião. De outro Gestor, de outro Operador, o que entender necessário. Na imensidão de soluções possíveis será sempre possível afinar as que melhor servem a sua empresa.
5. Procure concentrar no operador da sua preferência todas as soluções Telco, ICT e IOT que a sua empresa verdadeiramente necessita. Este posicionamento poder-lhe-á proporcionar benefícios de economia de escala. Questione o seu Gestor sobre essa possibilidade.
6. Quando o contrato de permanecia estiver a terminar, consulte o mercado. “Aprenda” um pouco mais sobre o que é hoje o mudo das telecomunicações, ICT e IOT. Verá que há uma evolução constante. Recomendamos no entanto que dê primazia ao operador da sua preferência e ao Gestor que lhe passa confiança e competência. Estar bem servido e acompanhado é um ativo que deve valorizar.
Esperamos que estas dicas tenham sido úteis. Caso pretenda falar com o seu Gestor ou ter uma segunda opinião click aqui.