Num mundo de negócios cada vez mais competitivo e incerto, não se pode estagnar nem achar que nunca é necessário inovar. É necessário inovar a cada dia de forma a sermos os mais inovadores e estarmos sempre na linha da frente. A inovação pode se dar de uma forma sistematizada, pautada num conjunto de atividades interrelacionadas que corroboram para os objetivos estratégicos. É essencial estruturar o processo de gestão de inovação, ao realizamos este processo aumentamos as chances de a nossa ideia dar certo.
Focados nestes objetivos partilhamos 5 passos que podem ajudar no processo de inovação:
- Levantamento – Inicie o processo de inovação através de estímulos que geram ideias. Usar a ferramenta brainstorming (tempestade de ideias). Provocar a sua equipa, fazendo com que nasçam várias ideias. Questione sobre a existência de novos mercados, novos produtos. Reflita sobre as ameaças para o negócio e qual a melhor forma de as enfrentar. Escutar os clientes, quais as suas necessidades e desejos, eles são muito importantes neste processo, afinal serão eles que comprarão ou não os seus produtos. Criar mecanismos para ouvi-los, como inquéritos de satisfação entre outros.
- Seleção – Selecionar ideias, nenhuma empresa tem recursos para implementar todas as ideias que nascem. Não basta ter boas ideias, é necessário filtrá-las. É o momento de alinhar as iniciativas com a estratégia de inovação. É essencial ter critérios de seleção, de forma a qualificar e definir quais as ideias que realmente valem a pena. Os critérios podem levar em conta vários fatores como: a proposta de valor, viabilidade, relação custo X benefícios, participação no mercado, etc. Quando não há comunicação e alinhamento dos critérios com as estratégias organizacionais, corre-se o risco de perder tempo e recursos em iniciativas de pouco valor agregado.
- Definir recursos- é necessário definir os recursos para tirar as ideias do papel. Nessa etapa, a empresa precisa de pessoas capazes, de tecnologia, de fornecedores, parcerias estratégicas e outros recursos necessários à execução das iniciativas. Nem sempre as empresas têm competências internas para aproveitar as oportunidades de inovação, apesar dá grande força de vontade. Fique atento aos programas de incentivo à inovação, eles ajudam a diminuir os investimentos.
- Implementação– Antes de sair dando longos passos, faça teste menores e acompanhe o desempenho. Só conseguimos perceber se a ideia é boa se ela produzir resultados satisfatórios. Aqui vão algumas dicas que permitem perceber se a nossa ideia é boa:- Definir cada etapa do projeto de implantação, isto é, início, meio e fim.- Definir formas de promoção e vendas
– Definir indicadores para controlar os resultados
– Definir o objectivo que quer alcançar
- Aprendizagem – Como sabemos, nem tudo acontece como prevíamos, portanto, é fundamental refletir sobre a implementação da inovação e fazer adequações necessárias.Estar continuamente em melhoria permite-nos estar sempre na linha da frente. Reinventar, introduzir permite nos inovar.
O importante é nunca parar de inovar!
Fontes: https://pt.linkedin.com/pulse/5-passos-para-inovar-na-sua-empresa-raynayron-silva;