Dicas e Sugestões: “Oito competências para manter os clientes satisfeitos”

Ter um produto/serviço que satisfaça as necessidades do cliente é importante para uma empresa atingir o sucesso, mas não é tudo. Ser capaz de corresponder, e até superar, as expectativas do público é uma das melhores formas de aumentar a notoriedade da marca junto dos compradores. Além de ajudar a fidelizar e fazê-los regressar, um cliente satisfeito irá espalhar a palavra, tornando-se um embaixador da sua empresa. Para isso acontecer é necessário seguir estas dicas.

  1. Conhecer o produto: A melhor forma de criar uma experiência positiva e inspirar confiança é conhecer o produto que pretende vender. É essencial conseguir dar respostas às questões básicas sobre o mesmo.
  2. Dar atenção aos clientes: Prestar a atenção necessária ao seu cliente. Estar atento ao que o cliente diz e colocar perguntas esclarecedoras de forma a não existirem falhas de comunicação.
  3. Comunicar adequadamente: Tão importante como ouvir, é saber dar uma resposta que satisfaça o cliente. Para isso é importante ter uma comunicação clara. Usar um tom otimista em vez de uma postura defensiva.
  4. Ter paciência: Ouvir calmamente o que os clientes têm a dizer e poderá economizar tempo e evitar possíveis mal-entendidos.
  5. Desenvolver empatia: Compreender os clientes, ouvir o que dizem e perceber o que sentem.
  6. Dizer a verdade: Ser honesto mesmo quando a informação que tem para dar não seja agradável de ouvir. Ao mentir irá fazer com que o cliente perca a confiança na sua empresa.
  7. Flexibilidade: Os clientes são diferentes e tem comportamentos distintos, e podem estar perante um momento menos positivos com o produto ou serviço da empresa. É importante ter tolerância e autocontrolo perante alguém que se comporte de forma menos racional.
  8. Ter ética de trabalho: Uma ética de trabalho forte é vital para a empresa alcançar os objetivos e satisfazer os clientes. Profissionalismo, respeito, integridade, responsabilidade, disciplina e sentido de trabalho em equipa são alguns dos valores que deverá incutir na sua empresa.

Baseado no artigo: “Oito competências para manter clientes satisfeitos” de Rute Gonçalves Marques – Saldo Positivo Empresas

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