Economia Digital e as Oportunidades para as Empresas

Os avanços contínuos da tecnologia todos os dias alimentam a revolução digital. Grandes quantidades de dados disponibilizados pelos diferentes agentes económicos passaram a ser processados, produzindo informações com um grande impacto no modo como estes se movimentam no mercado.

A tecnologia é um sinal de esperança, pois apresenta-se como uma solução para as limitações que existem entre as pequenas e médias empresas (PMEs) e grandes concorrentes. Para se posicionarem no mercado de forma mais sustentada e para garantir a sua sobrevivência, é preciso que as empresas estejam dispostas a olhar para a tecnologia como um motor de mudança.

As oportunidades e os riscos da digitalização estão em constante transformação, provocando um profundo efeito na economia e nos negócios, transformando o comportamento dos clientes e alterando a dinâmica competitiva das indústrias.

Que oportunidades são apresentadas às pequenas e médias empresas?

– Mudanças importantes nos mercados de trabalho, criando novos postos, mas também motivando a extinção de outros já existentes.

– Surgimento de novos produtos digitais e novos modelos de negócio transformando a forma como as empresas se relacionam com os clientes e como reestruturam o mercado global.

– Criação de plataformas colaborativas que são integradas com sistemas de informação dos fornecedores, permitindo assim um maior controlo de produção ao longo da cadeia de valor.

– Processos capazes de agilizar e otimizar o desenvolvimento do negócio.

– Redução dos custos do trabalho, bem como uma maior flexibilidade e diminuição do tempo de entrega de produtos no mercado.

– Crescimento da produtividade e da segurança.

– Criação de novos modelos de negócio através de processos mais eficientes, capacitando as empresas de dar uma resposta mais rápida às mudanças e novas demandas do mercado.

– Maior proximidade com o cliente onde a possibilidade de personalização do atendimento é a nova realidade. Esta inovação apresenta como resultados a fidelização de clientes, melhorias ao nível da visibilidade e reputação das empresas, e o aumento de receitas.

Portugal tem-se apresentado cada vez mais como uma referência no esquema europeu, sendo um dos países onde a performance de inovação mais aumentou desde 2012, segundo o European innovation scoreboard 2020. Com estes resultados, Portugal passou assim ao grupo de “Strong Innovators”, ultrapassando alguns países como a Espanha ou a Itália. O país apresenta uma boa pontuação em pequenas e médias empresas com inovação interna, penetração da banda larga, inovação de produto ou processo. Num contexto onde estas empresas sobrelevam, o mercado nacional apresenta grandes vantagens pois as ferramentas tecnológicas estão cada vez mais ao alcance de todos, como menciona Adaire Fox-Martin, Executive Board Member SAP, com soluções mais adaptáveis e adequadas às suas condições.

Ramon Martin, CEO da Ricoh Portugal e Espanha explica: “as PME portuguesas parecem ser, em alguns casos, mais ambiciosas que as europeias. Dadas as condições complexas do mercado, os líderes empresariais estão ansiosos por identificar novas oportunidades a tempo e obter a máxima recompensa. Sabem que a agilidade é vital para capitalizar as alterações do mercado e dão valor ao papel que a tecnologia desempenha neste contexto.”

As empresas digitais vieram para ficar e se afirmar. Uma PME que cumpra todo o processo de transição digital fica de frente com várias oportunidades, pois para conseguir crescer e conquistar uma porção cada vez maior do mercado, a tecnologia é fundamental.

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