Um dos aspetos mais desejados palas organizações é a produtividade. No contexto organizacional, esta é essencial para desempenharmos as nossas atividades da melhor maneira, sendo a produtividade uma qualidade extremamente valorizada por gestores e líderes.
A maioria das empresas preocupadas com a produtividade tem, geralmente, funcionários felizes, o que conduz os negócios ao sucesso. Mas o que é a produtividade?
A definição está correlacionada com a qualidade e quantidade das tarefas realizadas num certo período de tempo, o que significa que este conceito é interligado com a alta performance no ambiente organizacional, mas também com a eficiência dos resultados.
Mas conquistar a competência necessária para ser bem-sucedido no trabalho não é simples e requer uma constante evolução. Existem alguns fatores que podem contribuir para o aumento da produtividade de profissionais, equipas e organizações.
Reconhecer a capacidade das pessoas – O reconhecimento é essencial para que os colaboradores se sintam valorizados, criam uma vontade maior de produzirem resultados cada vez melhores. Deixar à vontade os funcionários para usar qualquer método de trabalho incentivando-os a aprender, a pensar e a trabalhar de forma independente.
Motivação – As empresas são constituídas por pessoas, e essas pessoas sentindo-se motivadas têm melhores resultados no trabalho. Utilizar gamification por exemplo (recompensas, life powers, top player, rankings…) é uma forma de lá chegar. Outra maneira é investir na infraestrutura da organização com iluminação apropriada, cadeiras confortáveis, lugar equipada para realizar as refeições entre outros exemplos.
Ambiente de trabalho organizado – Quando as empresas apresentam um meio estável e propício a criatividade, os resultados são melhores. Uma boa arrumação e limpeza deste espaço influencia positivamente o trabalho.
Gestão do tempo – Ferramentas com este objetivo, bem como plataformas de gestão de projetos são recursos valiosos que podem auxiliar.
Trabalhar em equipa – É necessário que as empresas estimulem a performance conjunta dos seus colaboradores, envolvendo-os verdadeiramente nos projetos, incentivando a troca de ideias.
Dar feedback do trabalho realizado – Procurar dar a opinião, quando pertinente, sobre uma tarefa finalizada, sugerindo estratégias quando necessário, pois estabelecer um relacionamento de confiança entre o gestor e os seus colaboradores é importante.
Tarefas realistas e alcançáveis – Metas realistas aumentam a eficácia, entendimento, bem como o papel de cada pessoa na empresa. É necessário incentivar intervalos e atividades recreativas, onde as metas devem ser estabelecidas com antecedência e da forma mais clara possível.
Utilize a tecnologia a seu favor – No ambiente de trabalho desta nova realidade é fundamental conseguir trabalhar fora e dentro do escritório com a mesma facilidade, capacitando as equipas. Nestas situações a segurança dos dados corporativos é extremamente importante.
Dê formação – Fornecer formação aos colaboradores irá não apenas melhorar as suas habilitações, mas também refrescar a mente, dar a oportunidade de aprenderem a executar tarefas de forma mais rápida trazendo um maior produtividade. Funcionários motivados são funcionários felizes e produtivos.
Uma empresa com níveis de produtividade elevados torna-se mais rentável destacando-se da concorrência. É crucial que esta produtividade esteja sempre na cabeça das pessoas, pois é a partir dela que se estabelecem as melhores estratégias que agilizam o trabalho, elevando a eficiência dos colaboradores que irão vão entregar resultados mais positivos.