Qual a importância da gestão de RH para pequenas e médias empresas?

Muitas pessoas não entendem a importância da gestão de RH para pequenas e médias empresas. Se os RH estão abaixo, o negócio ficará abaixo e, portanto, será menos competitivo do que poderia ser.

Não existem instituições sem pessoas. E uma das principais características de um bom administrador é levar em consideração exatamente isso. Porquê? As pessoas têm tantas histórias como expectativas distintas no que diz respeito aos seus papéis dentro de uma empresa e, por isso, é importante que se sintam parte de um ambiente de inclusão, ambiente esse bem planeado e estruturado.

Os RH são cada vez mais o coração do negócio, pois muitas vezes apresentam-se como a representação da própria organização, fazendo com que donos e gestores olhem para o departamento de Recursos Humanos como algo indispensável. Isto tem levado a que hoje em dia existam recursos desenvolvidos para benefício das PMEs, apresentando-se como pequenas modificações que proporcionarão mudanças expressivas no ambiente corporativo da empresa.

É comum as PEMs mostrarem dificuldades em atrair novos talentos, quer a nível financeiro, quer em termos de competição contra grandes empresas, que já têm outro tipo de benefícios. Compreender a importância que a gestão de pessoas tem numa pequena e média empresa é vital para proporcionar um crescimento estruturado e para direcionar as equipas para os objetivos organizacionais. A Serasa Experian, reconhecida entidade de gestão de fraude, marketing e certificação digital, apresentou a capacitação dos colaboradores como um dos principais desafios das PMEs já em 2018.

A produtividade e a qualidade de uma equipa são essenciais para levar o negócio a um novo nível de performance e lucro, fazendo com que o seu crescimento seja possível. É por isso que os RH das pequenas e médias empresas têm uma enorme responsabilidade e valor, através da promoção de ações garantindo que os funcionários fazem o seu trabalho da melhor forma possível e estejam capacitados para transformar os objetivos da companhia em realidade. É essencial que os colaboradores tenham condições intelectuais, técnicas e emocionais para se tornarem altamente eficientes e produtivos.

Assim para utilizar a gestão de RH em favor da pequena e média empresa, é necessário definir corretamente as funções, elaborando um organograma com a definição dos cargos que são precisos para formar as equipas, bem como a empresa em si, e perceber outros pontos importantes como:

  • Cultura da comunicação aberta: Comunicação transparente, melhorando o clima corporativo ao mesmo tempo em que retém talentos para a organização.
  • Oferecer feedbacks: Disponibilizando feedbacks, é possível o colaborador mais facilmente entender qual é seu papel dentro da empresa e como pode melhorar os seus serviços.
  • Investir em tecnologia: Qualquer que seja o tamanho da organização, é essencial investir na procura de melhores soluções tecnológicas para simplificar a vida da organização.

Mas quais são os benefícios da gestão de RH para estas empresas?

  • Desenvolvimento e retenção de talentos: Gerir pessoas faz com que seja mais fácil conhecê-las, e conhecer o seu potencial, acompanhando as equipas de perto, avaliando o seu desempenho e incentivando os líderes a ensinar os colaboradores. Proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional e carreira compatíveis com as aspirações dessas pessoas.
  • Ajuda na fidelização clientes: Tem que haver uma preocupação com a qualidade do atendimento, aspeto sempre determinante para a fidelização, pois o processo de aumentar os consumidores recorrentes depende da satisfação das suas necessidades.
  • Redução de custos: O treino para melhorar as competências dos colaboradores, juntamente com as contratações têm impacto nos custos da empresa. O objetivo é desenvolver e implementar políticas internas de redução dos desperdícios.
  • Incentivos: Ter um departamento que apoie os colaboradores permite trabalhar soluções aderentes às características do negócio, juntando o conhecimento necessário para que planos de carreira sejam desenvolvidos, e gerando sistemas de benefícios mais eficientes.

Toda esta realidade carrega consequências positivas para os próprios colaboradores como a melhoria na qualidade de vida no trabalho, possibilidade de desenvolvimento profissional e um sentimento de pertença, pois é importante que cada funcionário saiba como a sua função é essencial para um objetivo maior.

Assim, é extremamente importante que cada PME reconheça a importância da gestão dos RH e os seus inúmeros benefícios, sendo indispensável lembrar que a gestão de pessoas é um departamento estratégico da companhia. Isso significa que é essencial para mobilizar os colaboradores a fim de que os objetivos da empresa sejam alcançados.

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