Qual o impacto da inteligência artificial nas empresas?

Para as empresas, a Inteligência Artificial tem um papel crítico. De que modo? Através de prestação de soluções para dar resposta a desafios, como a capacidade das máquinas de analisar e tomar decisões com autonomia. Nos países com maior adoção de tecnologias de IA, Portugal ocupou o 7º lugar da lista dos 27, com uma percentagem de 9%.

Mas o que é IA? De uma forma simplificada, são tecnologias de computação inspiradas no ser humano, e na forma como este usa o seu próprio cérebro, bem como o sistema nervoso para pensar e tomar decisões. Este é um mercado, onde grandes empresas de tecnologia, como a Microsoft ou a IBM, passaram a investir e onde, de acordo com a International Data Corporation (IDC), se estima que em 2024 supere os 110 mil milhões de dólares de investimentos.

Mesmo sendo a IA uma área abrangente, podemos destacar três subcampos que despertam mais interessa nas empresas:

Deep Learning (Aprendizagem profunda) – É basicamente a evolução da aprendizagem de máquina, onde os algoritmos regem-se pelo mesmo princípio da aprendizagem através da experiência, mas são inspirados no cérebro humano, mais precisamente, na forma como os neurónios processam a informação.

Machine Learning (Aprendizagem de máquina) –  Envolve um método de avaliação de dados que automatiza o desenvolvimento de padrões analíticos, para criar automaticamente modelos de representação de conhecimento a partir de um conjunto de dados.

Processamento de Linguagem Natural – Esta área foca-se em entender e simular as linguagens naturais, principalmente em fornecer ao computadores a faculdade de analisar, reconhecer, gerar e interpretar a linguagem humana.

Que benefícios estas tecnologias trazem às empresas?

  1. Redução do trabalho e das falhas: Dá a possibilidade de pôr máquinas a analisar e a extrair conhecimento de grandes volumes de dados, 24 sobre 24 horas, de forma confiável e automática.
  2. Capacidade para identificar padrões e comportamentos: Sistemas que aprendem e reconhecem padrões em grandes conjuntos de dados que, de outra maneira, seriam bastante difíceis de distinguir.
  3. Redução de erros, de riscos e de custos operacionais: Permite otimizar cadeias de processo de forma dinâmica, percebendo a melhor estratégia, através de previsões ou orientações comportamentais em tempo real.
  4. Potencializa decisões de negócios: As empresas ao combinarem soluções de Big Data, Business Intelligence e Inteligência Artificial têm a oportunidade de processar dados com mais velocidade e extrair insights mais assertivos e abrangentes.

Nas empresas, a inteligência artificial é utilizada como forma de fortalecer os resultados, aumentando a produtividade e economizando tempo. Como?

  • Aplicações de gestão: Estas aplicações ajudam a identificar todas as informações e comunicações da empresa, tendo dados precisos e confiáveis sobre os processos da empresa à sua disposição.
  • Chatbots: Utilizando a linguagem para conversar com as pessoas de maneira natural e pré-programada, reconhecendo nomes e números de telefones e reproduzindo o comportamento humano.
  • Mecanismos de segurança: Tanto em ataques cibernéticos e até mesmo a proteção do ambiente físico da organização.
  • Assistente pessoal: Utilizada para resolver tarefas simples na rotina da empresa como marcar reuniões, horários na agenda e atividades do cotidiano. Direciona também o utilizador para o serviço que melhor se encaixa na sua necessidade.
  • Predições: Fazer previsões do comportamento humano em determinadas circunstâncias é extremamente importante, e por isso as empresas utilizam em campanhas de marketing, prevendo diferentes cenários e possíveis resultados.
  • Marketing: Proporcionar um atendimento de melhor qualidade ao cliente, disponibilizando ao consumidor praticidade e conforto.

Preparar uma empresa para utilizar inteligência artificial exige planeamento. Cada vez mais a sua utilização dentro das empresas será importante, ajudando-as a serem mais competitivas e capazes de corresponder às necessidades digitais dos clientes.

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