Responsabilidade Social – Como criar uma estratégia para a sua empresa

A responsabilidade social é, neste momento, uma das maiores preocupações das empresas, pelo impacto que tem na sociedade em geral, e nas comunidades mais necessitadas em particular. Cada vez mais gerar lucro deixou de ser o único foco, passando as organizações a usar a sua influência política e social para transformar realidades através de ações de Responsabilidade Social Empresarial.

Mas o que é a responsabilidade social? Responsabilidade social (RS) é um termo que incorpora as ações voluntárias de empresas que atuam em benefício do seu público, tanto interno quanto externo.

O consumidor já não se fica apenas na compra de bens e serviços, mas estão preocupados com as implicações que as organizações têm na sociedade e no meio ambiente, optando por apostar em empresas que manifestam consciência social.

Como criar uma estratégia de responsabilidade social para a sua empresa?

Movimentação da economia local – Ajuda no desenvolvimento da comunidade ao contratar os serviços locais, gerando impacto na vida das pessoas através de projetos e iniciativas.

Criar nos fornecedores e parceiros uma relação de pertença a empresa – Trabalhar em conjunto por um bem maior, construindo uma estratégia de responsabilidade social gerando novos ritmos nas relações com esses intervenientes, reforçando as ligações e partilhando/potenciando novos desafios.

Melhor a gestão dos resíduos – Colaborar de maneira positiva para a conservação do meio ambiente, conquistando assim a simpatia do seu cliente.

Melhorar o branding da marca – As empresa que estão associadas a ações que geram impacto social são vistas de forma mais positiva. Ou seja, quando as empresas se tornam mais ativas em contribuir de forma positiva para a sociedade, o seu esforço torna-se reconhecido.

Fazer crescer o volume de negócios – Cada vez mais assistimos a um consumidor que é mais leal e capaz de confiar mais numa empresa socialmente responsável do que em empresas que não apresentam estas caraterísticas. É necessário unir o sucesso financeiro a uma boa estratégia de responsabilidade social, mantendo os interesses da comunidade local na sua missão empresarial.

Criar maior envolvimento e relacionamento com os colaboradores – Os colaboradores de uma empresa sentem-se mais motivados e são mais produtivos quando sabem que estão a contribuir para um mundo melhor – estimulando o crescimento pessoal e profissional, desenvolvendo um ambiente de trabalho mais feliz, o que torna mais fácil o trabalho em equipa.

Aumentar a vantagem competitiva sobre a concorrência – O impacto positivo não proporciona apenas um melhoramento de imagem da empresa, mas ao estabelecer-se como uma empresa comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social, vai destacar-se da concorrência e ganhar vantagens em relação a empresa que não apostem tanto nestas áreas.

Tornar o mundo melhor – É necessário manifestar um compromisso de bem-estar com a comunidade que os rodeia e procurar criar impacto positivo no mundo, fazendo parte da solução e desempenhando um papel participativo e de mudança.

Percebe-se assim que as vantagens e benefícios são muitos, e claramente favorecem as empresas em múltiplos fatores. Por isso, é um tema altamente relevante, devendo ser sempre inserido no planeamento de todas as organizações modernas que pretendam ser pertinentes, sustentáveis e lucrativas.

A responsabilidade social é uma forma de a empresa proporcionar à comunidade da qual faz parte e a si mesma, um ambiente melhor, tanto no presente quanto no futuro.

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